domingo, 8 de maio de 2011

O terceiro pode esperar


Por Hugo Vasconcelos e João Esteves

Tudo à mesma hora. Esta noite, a partir das 20.15 horas, disputa-se a 29.ª jornada, penúltima etapa de um campeonato com campeão anunciado (FC Porto), mas com tudo praticamente em aberto no que diz respeito ao terceiro lugar (SC Braga e Sporting decidem entre si, no derradeiro jogo, o último lugar do pódio), à última vaga da Liga Europa - ainda com cinco candidatos - e à permanência.

E se na frente não há nada de novo em termos classificativos, com o FC Porto, com 21 pontos de vantagem sobre o Benfica, segundo classificado, apostado em sagrar-se campeão sem derrotas (igualando, assim, o feito do Benfica de Jimmy Hagan, em 1972/73), são ainda muitos os cenários possíveis a partir daí.

Com uma certeza: quaisquer que sejam os desfechos, esta noite, do Sporting-V. Setúbal e do Académica-SC Braga, nada ficará decidido na luta pelo terceiro lugar na Liga. A decisão fica, assim, reservada para o último jogo entre os dois clubes, em Braga.

Neste duelo particular, o SC Braga é terceiro se somar, nos dois jogos que faltam, mais pontos que o Sporting; se conseguir os mesmos pontos que o Sporting nas últimas duas jornadas, só é terceiro classificado se vencer os leões por 1-0 ou por mais golos de diferença.

No caso do Sporting, é terceiro classificado se somar mais pontos que o SC Braga nestas duas últimas jornadas; se somar os mesmos pontos e não perder o jogo em Braga; se somar os mesmos pontos e, mesmo perdendo em Braga pela diferença mínima, conseguir marcar na Pedreira mais do que um golo.

in "abola.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário